Neste blog, vou passar fazer todo aquele trabalho que habitualmente tenho vindo a distribuir por vários blogs. Dar descanso aos velhos....

26
Fev 16

Imagem (12) (2).jpg

Capital de Distrito e sede de Diocese, Vila Real foi capital da antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro. Situada na Região Norte e sub-região do Douro, a outrora designada “Corte de Trás-os-Montes”, devido às suas muitas casas brasonadas, é hoje uma cidade em franco desenvolvimento graças à sua Universidade, Regimento de Infantaria 13 e dinamismo de todos os seus habitantes.

Imagem (7) (2).jpg

Terra-berço de Diogo Cão e acolhimento de Camilo Castelo Branco que na sua adolescência aqui viveu, daqui é também natural o herói Carvalho Araújo, ainda que casualmente tivesse nascido no Porto, devido a uma sua avó estar em tratamento na Invicta e os pais a fazer-lhe companhia. Ficou celebre por ao comando do caça-minas NRP Augusto de Castilho proteger o vapor São Miguel de ser afundado pelo submarino alemão U-139, comandado pelo ás dos ares dos submarinos Lothar von Arnauld de la Perière, a 14 de Outubro de 1918.

Imagem (11) (2).jpg

O barro de Bisalhães é famoso e muito apreciado, dentro e fora do país. Pelo São Pedro realiza-se a “Feira dos Pucarinhos” muito concorrida e animada. É a feira da louça do barro negro. Do cancioneiro Popular de Vila Real recolhemos estes versos:


“Se fores a Bisalhães,
à terra dos paneleiros,
dá por lá uma vista de olhos
à sombra dos castanheiros”.

 

 

 

publicado por aquimetem, Falar disto e daquilo às 20:12

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Fevereiro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
15
16
17
20

22
25

28


subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO