A Vigília Pascal inicia-se com a saudação do presidente, diante da igreja, com fogo aceso. Assim começaram ontem as cerimónias de Sábado Santo, na igreja paroquial de Santo Aleixo da Bajouca. Como é timbre dos bajouquenses raro será a família que não tenha um dos seus membros integrado no apoio às diversas iniciativas promovidas pela comunidade civil ou religiosa, e vê-se no associativismo local, mas sobretudo quando os momentos importantes, como este, mais são solicitados.
Com inicio às 22h30, a comunidade paroquial concentrou-se no adro junto da fogueira, onde o Sr. Padre Baptista principiou as cerimónias da Vigília com a bênção e acender do círio pascal. Neste ritual que evoca a ressurreição de Jesus o círio pascal é abençoado, antes do presidente da celebração inscrever a primeira letra do alfabeto grego (alfa e ómega) e inserir cinco grãos de incenso, em memória das cinco chagas da crucificação de Cristo. A liturgia da luz consiste, pois, na bênção do fogo, na preparação do círio e na proclamação do precónio pascal.
Seguiu-se a liturgia da Palavra com sete leituras do Antigo Testamento, que recordam “as maravilhas de Deus na história da salvação” e duas do Novo Testamento: o anúncio da Ressurreição segundo os três Evangelhos sinópticos (Marcos, Mateus e Lucas), e a leitura apostólica sobre o Baptismo cristão.
A Vigília terminou com a liturgia Eucarística e entrega da cruz a cada um dos encarregados de no próximo dia 02/04, fazer a Visita Pascal ou Compasso nos respectivos lugares que lhe foram confiados.