Neste blog, vou passar fazer todo aquele trabalho que habitualmente tenho vindo a distribuir por vários blogs. Dar descanso aos velhos....

21
Set 14

 

          Ontem, dia 20, mais uma vez a Bajouca teve a honrosa visita do Bispo diocesano, D. António Marto que veio administrar o sacramento do Crisma a quase meia centena (48) de jovens fieis cristãos da paróquia de Santo Elias de Carnide e de Santo Aleixo da Bajouca cujo pároco das mesmas é o Sr. padre Abel José da Silva Santos, tendo como vigário paroquial, o Sr Padre Melquiades. Flaviense por nascimento e por consequência herdeiro dos valores morais e espirituais que caracterizam o povo transmontano, D. António ganhou a amizade e admiração de todos os diocesanos seus, mas em particular a simpatia dos mais jovens que ele também com muita ternura faz frutificar. Calhei, de neste fim de semana, estar na capital do barro leiriense, e portanto seria negar o genuíno sentimento regional se não fosse pedir vénia para beijar o anel de tão virtuoso co-provinciano meu. Além de que conhece muito bem a minha aldeia, pois já pregou na Senhora da Graça (Monte Farinha), por isso lhe fiz oferta do meu opúsculo " Nossa Senhora da Graça - Na fé dos mareantes". Natural de Chaves (Tronco), onde nasceu a 05/05/1947, D. António Marto foi ordenado presbítero a 07/11/ 1971, e bispo a 11/02/2001. Depois de passar por auxiliar de Braga, e de Bispo de Viseu é nomeado Bispo de Leiria/Fátima, em 2006, dando entrada na Diocese no dia 24 de Junho. Da sua entrada solene na catedral leiriense, no dia seguinte, a 25 de Junho, consta realçado: “Foi com intensa emoção que cheguei à catedral (de Leiria) e me ajoelhei, à entrada para beijar as pedras deste templo. O templo é sinal da comunhão dos crentes unidos pela presença de Deus que mora no meio do Seu povo. A Ele, Deus santo, no Seu Amor trinitário, dou hoje glória e louvor no limiar desta catedral". Emoção também eu sinto quando vejo um transmontano brilhar e sobretudo ao ver um filho de Deus servir de alma e coração a causa com que se comprometeu servir como verdadeiro apostolo.

publicado por aquimetem, Falar disto e daquilo às 12:27

2 comentários:
Com simplicidade.

Em não muito longínquos anos, a vinda do Sr Bispo às nossas terras era sempre rodeada de, por vezes, exageradas deferências. Na Bajouca, organizava-se a receção de boas vinda, no início da Freguesia, ao Alto da Carrasca e daí até à Igreja, vinha-se em caravana automóvel, em ambiente festivo. S. Eminência fazia gestos de agradecimento e era de facto um grande acontecimento para as comunidades.
O que acontece hoje não se pode comparar com o que acontecia há dez anos e daqui a dez anos tudo será diferente em relação ao que é hoje.
Por tudo isso dou nota da muito feliz imagem que o estimado repórter publica: Um momento raro de felicidade que contagia todos.
Uma enorme vénia para o D. António Marto, que sabe descer até ao nível dos mais “pequenitos” e aquela sempre enorme estima que nutro pelos nossos Pastores Pe Abel e Pe Melquíades, são o que me ocorre dizer perante a simplicidade do Pastor, que podendo exigir e chamar a si protagonismos merecidos, opta pela descrição, tanto à chegada como à partida e segundo me constou, ainda teve tempo para oferecer um lanche aos catequistas.
Saudações
costeira.murta@sapo.pt
Costeira da Murta a 24 de Setembro de 2014 às 18:41

Pena foi não poder participar, mas estava mesmo esgotado. Mas deixou a sua generosidade e simpatia de Pastor dedicado e empenhado. Tal como retrata o amigo Costeira da Murta. Obrigado

Setembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9

19

23



mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO