Neste blog, vou passar fazer todo aquele trabalho que habitualmente tenho vindo a distribuir por vários blogs. Dar descanso aos velhos....

18
Ago 15

st.aleix3 003.JPG 

Para este ano está feito. As Festa de Santo Aleixo da Bajouca ao fim de quatro dias de animada actividade chegaram ao fim. Sob o tema “ Família, Comunidade de amor”, a festividade teve inicio na sexta-feira, dia 14, com Missa Solene, às 20h00, celebrada pelo padre Soares, um bajouquense que desceu de Tortosendo (Covilhã) à sua terra-berço para tomar parte no evento que deu o inicio oficial aos festejos. Também às 19h30 abriu o restaurante da festa sempre muito frequentado e no adro,  muita musica para animar os bons apreciadores.

st.aleixo 009.JPG

O sábado, dia 15, Assunção da Virgem Santa Maria, a festa começou às 09h00, com uma arruada pela Orquestra Filarmónica de Santo Aleixo; às 14h30, Missa Solene, celebrada pelo padre Fernando Cabecinhas, outro sacerdote natural da Bajouca, até há pouco a missionar em Timor. Missa prosseguida de procissão com andores e leilão de ofertas. Tarde animada com muita musica e folclore, em que atuaram o Rancho Folclórico do Grupo Alegre e Unido, e o Rancho Folclórico de Vilarinho-Vila Chã- Amarante. E ainda o duo musical Rey Love, Raízes do Minho e Banda Índice.

002.JPG

O domingo, dia 16, começou com um passeio de bicicletas antigas, às 10h00, depois Missa Solene às 14h30, presidida pelo Sr. padre José Lopes Baptista, pároco do Souto da Carpalhosa, coadjuvado pelo padre Melquiades, o diácono João Paiva, e a presença do Sr. Padre Abel, pároco da freguesia. Também, como no sábado, prosseguida de procissão com andores e leilão. Tarde muito animada com musica e os utentes do Centro de Dia da Bajouca também a mostrarem a sua capacidade cultural e artística. Depois a atuação do Rancho Folclórico do Grupo Alegre e Unido (GAU) e do Rancho Folclórico RDZPIT Wroclaw – Polónia; a Academia Rithmus, e por fim a Banda Europa que foi desde as 22h00 até às 05 da matina.

dia 17 006.JPG

Por fim, chegou a segunda-feira, dia 17, ultima etapa da festiva jornada em honra de Santo Aleixo, e em dia de Santa Beatriz da Silva que à homilia da Missa, mereceu do padre Pedrosa Ferreira particular referencia. Nesta Eucaristia de Acção de Graças por mais um ano de festa, presidiu o Padre Pedrosa Ferreira, coadjuvado pelo padre Melquiades e o padre Isidro, um trio de sacerdotes bajouquenses que nesta celebração se juntaram em comunhão com a toda a comunidade. O Padre Melquiades, vigário-paroquial da Bajouca, o Padre Isidro, pároco de Regueira de Pontes, e o Padre Pedrosa Ferreira, salesiano, no Porto, e director do jornal “Cavaleiro da Imaculada”. O pároco da Bajouca, Sr. Padre Abel, que se encontra na Casa do Clero, em Fátima, em merecido repouso, fez questão em estar presente nos principais actos litúrgicos destas festas, assim como muitas religiosas desta freguesias que pelas festas do padroeiro fazem gosto estar na sua terra-berço.

baj3 003.JPG

Sempre com o restaurante da festa abarrotar de fregueses de perto e de longe, a tarde deste ultimo dia festivo para além da Eucaristia, às 20h00, ficou assinalado com a  actuação do Grupo FAX, Festa da Espuma, Sorteio e Fogo de Artificio.

baj.1 016.JPG

 Um verdadeiro fim de festa à Bajouca.

baj3 006.JPG

Para não destoar dos dias e dos anos anteriores: no adro, a musica; no Olival, o restaurante; e no coração, o bairrismo e generosidade da comunidade bajouquense. Parabéns.

 

 

publicado por aquimetem, Falar disto e daquilo às 11:45

2 comentários:
Parabéns a essa grande comunidade, tão nobre e unida que são as gentes da Bajouca; e parabéns para o Senhor, que ao registar aqui, com tanto pormenor e entusiasmo, todos os momentos da festa, demonstra uma grande dedicação, amizade e carinho por todos , também...
an a 18 de Agosto de 2015 às 19:33

Em nome da comunidade bajouquense, sinceros agradecimentos; e no que me diz respeito o meu muito obrigado. Nos momentos festivos as amizades revelam-se.
Anónimo a 19 de Agosto de 2015 às 11:38

Agosto 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
15

19
20
22

23
26
27
28
29

30


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO