Neste blog, vou passar fazer todo aquele trabalho que habitualmente tenho vindo a distribuir por vários blogs. Dar descanso aos velhos....

02
Jan 19

DSC01912.JPG

Nesta capital do barro leiriense, onde há quase meio século me habituei a passar as festas natalícias, aprendi muitas coisas que noutras regiões do país se fazem doutra maneira, embora na adoração ao Deus-Menino seja em todas semelhantes. Mas o termo “consoada” há uns 50 anos era desconhecido aqui. E ao que parece também em toda a região de Leiria. Eu vou contar uma confidência que tive, uma vez, com o Dr. Oliveira Dias, quando ainda presidente da Assembleia da Republica. Estávamos juntos, com outros amigos comuns, e a certa altura, também eu quis fazer figura, e feito menino Jesus, no meio dos doutores atrevi-me a fazer uma pergunta ao ilustre leiriense, nestes termos: Uma coisa que o Sr. Doutor não sabe é ao que se chama “Consoada”? Ao que de pronto me respondeu: sei, porque a minha avó era do Minho. Com doutores ninguém se meta.

DSC02013.JPG

Mas outras tradições mais aqui vim descobrir, e uma que muita pilhéria e bom gosto tem é a “distribuição do correio da amizade” pelo Natal, em que alguém se encarrega de fazer a distribuição de mensagem natalícias pela porta de quem as recebe.  Desta vez fui  presenteado  com um belo poema do João, um bajouquense com muito jeito para poetizar e que no ELO da Bajouca de vez em quando se revela com muito engenho e arte: ora admirem comigo o poema que me dedicou: “Como não tenho postal./Envio numa folha destas, /Para todo o pessoal, /Os votos de Boas Festas!/Sou levado a concluir, /Com este meu “à vontade”,/Que o Senhor Zé da Costa Pereira,/É uma CELEBRIDADE!/ Na festa de aniversário/Feita à sua revelia,/Juntou-se, p´ra bem dizer,/Quase meia freguesia!/ Longe de qualquer “ quezília ”/Desejo = que Deus queira assim =,/Para si e sua família,/O que desejo p´ra mim.
Bajouca, 22/12/18
João Poeta”. - Vamos em coro agradecer ao João Poeta estes seus versos, que eu faço meus, e envio com os mesmos desejos a quem os leu. Bom ano!

DSC01904.JPG

Um Natal em beleza, passado em família com “consoada” no alpendre do Casal dos Afonsos a recordar os bons tempos do Zé Afonso e da ti Beatriz “Rata”, depois no fim da Missa do Galo foi em minha casa, com o calor da lareira e do resto... para aquecer o ambiente.

DSC02014.JPG

Entretanto chega o fim de ano, e vem a festa da Sagrada Família de Nazaré, logo na 2ª –feira dia 31 de Dezembro, e no 1º dia de 2019 temos a solenidade de Santa Maria, Mãe de Jesus e Dia Mundial da Paz.

DSC02038.JPG

Se a véspera voltou a ser no alpendre, já o dia 1 de 2019 foi nos 13, na casa... do costume. Um bom ano para todos os meus amigos/as, e também para aqueles que sejam ou não amigos, pois são filhos Deus e merecem por isso serem amados e respeitados. Um abraço para toda a gente do mundo inteiro.

publicado por aquimetem, Falar disto e daquilo às 16:01

2 comentários:
Festas e Ano Novo muito felizes para todos aqui do blogue…
O poema de João Poeta, bem o merece, o amigo que é de todos…
Vê-se que a Bajouca é "uma grande família" de fazer inveja a que aprecia daqui.
Parabéns!
Anónimo a 3 de Janeiro de 2019 às 08:58

Um muito obrigado por este amável comentário que por ser anónimo mais valor tem. Bem haja a quem o escreveu.

Janeiro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
19

20
21
22
24
25
26

27
28
29
30
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO