O Dia Mundial da Paz e a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, celebraram-se mais uma vez, hoje, 1º de Janeiro de 2016. Até domingo, como nas demais terras onde as festas de Natal se comemoram, a Bajouca vive um tempo de alegria e animação que começa com a celebração do Nascimento e acaba com a festa do Menino Jesus, a rondar a Epifania. Este ano a calhar no próximo domingo, dia 03.
O dia festivo, que se iniciou com as celebrações da passagem do ano, a parte religiosa na Bajouca ficou também assinalada com a Eucaristia que às 11h30 o Sr. Padre Melquiades celebrou, e na qual entre os fieis que nela partilharam assistiu o Sr. Padre Abel. A figura nobre deste fim de ano na Bajouca Centro, como em post anterior se fez referência.
Se mais durava o dia, maior era a romaria. Foi o dobrar do ano, o almoço, e acabou com um jantar caseiro, onde os produtos do quintal deram sabor. E mais não se prolongou a hospitalidade, porque outras tarefas aguardavam pelos anfitriões na região saloia, e a noite já caminhava para o dia seguinte. Foi um 1º de Janeiro à maneira. Que para concluir fica um vídeo da nossa passagem de ano: