Na cerimónia de lava-pés
Falar da Páscoa é falar da mais solene e importante festa da Igreja Católica, a que regista e assiná-la a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, portanto a base onde assentam os alicerces da Fé Cristã. É um tempo precedido da Quaresma e que se prolonga por um período de cinquenta dias até ao Domingo de Pentecostes.
Jesus escondido em dia de 6ª-feira Santa
Mais uma vez vim a terras de Leiria participar nas cerimónias destas festas que assumem relevo destacado com o tríduo pascal que na quinta-feira da Semana Santa tem inicio com a cerimónia do “Lava-Pés”; e segue, com a Sexta-feira da Paixão, em que não se celebra missa; e no Sábado, com a Vigília Pascal, que começa no adro da igreja, com a bênção do fogo; e logo depois o Domingo da Ressurreição.
Vigília-cerimónia do fogo pascal
É uma festa alegre e que me faz regressar aos tempos da minha infância, quando na minha aldeia o abade Miranda, acompanhado do homem da Cruz, o da Caldeira, o da Campainha e daqueles que carregavam com os cestos dos ovos e das galinhas do folar, formavam a equipa do Compasso ou Visita Pascal. Eram quatro dias para dar a volta à minha freguesia, sempre com a presença do pároco para benzer as habitações dos seus paroquianos.
Entrega da cruz para a visita pascal
Hoje porque rara é a freguesia que tenha ao seu dispor um padre a tempo inteiro , para evitar descontentamento entre os diversos lugares da freguesia, pois seria impossível ir o padre a todas as casas, por norma é a leigos que se confia essa tarefa. Assim tem vindo a fazer-se na capital do barro leiriense e eu acho muito bem, porque todos nós, baptizados, somos membros de Igreja, e portanto capacitados para em nome de Jesus Cristo a servir como verdadeiros apóstolos.
Dia da visita pascal ou compasso, partida das respectivas equipas pelos lugares da freguesia
E com a equipa da Bajouca Centro, chefiada pelo Carlos Pedrosa, a encerrar da visita, ao lugar, na minha casa, ficou o Compasso deste ano festejado, ou melhor: vai ficar concluído com Eucaristia vespertina, ás 19h00, seguida de jantar-convívio, no salão paroquial
Pela mão de bons cristãos entrou-me Jesus em casa.