Não estava no programa para este dia, mas aconteceu. Um encontro casual no fim de almoço com o Sr. Padre Abel e logo vem o convite: " Vou a Fátima, se quiser ir às 14h30 esteja junto à Residência, e a Saudade também pode ir". - Assim aconteceu, e às 15h31 lá estávamos nós na capelinha aproveitando o tempo que o Sr. Padre Abel e Sr. Patrício nos deram para gastar enquanto eles foram gastar o deles na missão que lá os levou. Foi ir por vir, mas uma visita ao Altar do Mundo vale só por lá chegar.
Não podia ter motivo mais afeiçoado para viver melhor as cerimónias deste Sábado Santo ou de Aleluia do que esta visita ao Santuário de Fátima, onde a Mãe do Ressuscitado vai fazer 100 anos, em 2017, apareceu aos três pastorinhos.
Para não perder o balanço, por volta das 21h45 aí estou eu no patamar superior da igreja de Santo Aleixo da Bajouca pronto para assistir ao lucernário, momento em que o Vigário-paroquial, Sr. Padre Melquiades, abençoa o fogo e o círio onde constam gravadas as letras Alfa e Ómega, que querem dizer “ Deus é o principio e o fim de tudo”.
Segue-se a Liturgia da Palavra, depois a Baptismal e por fim a Eucarística que pôs fim à Semana Santa; e assim, com a entrada em Domingo da Ressurreição, dar gloria a Deus e cantar: aleluia, aleluia, o Senhor Ressuscitou!
Inicio das cerimónias no adro com a bênção do fogo e do círio pascal, antes de entrar na igreja.