Temos aí mais um Carnaval e a pesar da crise os nossos autarcas continuam a reinar à grande e à francesa como de capitalistas se tratassem. O Governo disse não, mas deixou ao critério dos autarcas dispensar ou não os seus funcionários. A quase totalidade das autarquias optou por dar o dia, e algumas até fazer ponte, onde o Carnaval é mais animado e concorrido. É curioso que o PSD perdeu mais um mandato, com Cavaco Silva, por ao tempo não ter dado dispensa aos funcionários públicos numa terça-feira de Carnaval, era então Primeiro Ministro. O português gosta de festa e quem lha tira perde toda a simpatia.
Devemos conservar as tradições e o Carnaval tem raízes fundas e culturais no nosso país, mas actualmente em termos sociais um dia de trabalho que se perca tem custos que obrigam a refletir…Todavia onde a tradição é forte e festejada, os benefícios podem justificar a despensa do servidor.
Terras há que para evitar a ponte até fazem o desfile já na sexta-feira, outros só no Domingo Gordo, como vai acontecer na Bajouca (Leiria), onde com muita pena não vou assistir este ano. Mas como sempre o programa é convidativo e vale apena apreciá-lo com uma visita até à capital do barro leiriense cujo desfile tem inicio por volta das 14h30. Não percam esta ocasião.