Neste blog, vou passar fazer todo aquele trabalho que habitualmente tenho vindo a distribuir por vários blogs. Dar descanso aos velhos....

15
Out 14

Um pacotinho de açúcar que me veio à mão na mesa do café, onde constava um resumo etnográfico do traje da Nazaré, despertou-me a curiosidade de pesquisar figuras naturais daquela famosa praia portuguesa do distrito de Leiria. E vai daí descobrir o nome de um estudioso que sobre terras de Celorico e Mondim de Basto procura reconstruir a historia de um lavrador heresiarca e a Inquisição. Licenciado em História pela Universidade de Coimbra e de seu nome António Ribeiro, este estudioso nasceu na Nazaré em 1974.

C:\Users\utilizador_2\Pictures\2014-09-24 novas8\n

Em 2002 concluiu o Mestrado em História Moderna na mesma universidade com a dissertação UM BURACO NO INFERNO que tem como personagem principal um tal João Pinto, natural de São Martinho de Vale de Bouro (Celorico de Basto) e como palco onde se desenrola a cena, a aldeia de Vilarinho - São Pedro de Vilar de Ferreiros - Mondim de Basto. Foi novidade para mim tudo quanto consta neste trabalho de pesquisa que acabou por ser editado em 2006. Do facto histórico e apelidos citados ali não sei se ficou memória que chegasse ao tempo atual, que eu saiba não; tão pouco sei, se na zona geográfica, onde a história tem o seu epicentro, este livro é conhecido. Mas que é um trabalho curioso e que retrata a mentalidade de muito boa gente, retrata.

 

 

publicado por aquimetem, Falar disto e daquilo às 10:50

Outubro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9


23



mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO