Saímos do mês de Maria para entrar no mês do Sagrado Coração de Jesus, “ devoção muito antiga; com inicio desde o seculo XII. O mês de Junho é dedicado a este Sagrado Coração porque neste mês se celebra a festa do Coração de Jesus. Esta festa já se celebrava em várias dioceses do mundo (p.e. na França desde o ano 1672). O Papa Pio IX a estendeu para toda a Igreja no dia 23 de Agosto do ano 1856. Esta celebração é importante: conduz à essência do cristianismo, à pessoa de Jesus manifestado no mistério mais íntimo do seu ser”. Chamou-me isto atenção porque na aldeia onde nasci - já lá vão umas boas sete décadas - , no domingo de Ramos festejava-se lá uma festa consagrada o Coração de Jesus, de veras concorrida e participada. Lembro-me da minha mãe ter rematado num leilão da festa uma pita (galinha) que ficou designada por “pita do Coração de Jesus”.
Afeiçoei-me de tal modo a ela que quando deixou de “pôr”, com pena de mim, a minha mãe nunca se desfez dela; e deixou-a morreu de velhinha. Já maduro, ao lembrar-me desse episódio de infância, um dia versejei: “O velho se não caminha/Porque perdeu o vigor,/Tem a sorte da galinha/Logo que deixa de pôr”. E muita sorte tem se for como a desta, onde o amor se sobrepôs e venceu
São recordações nobres, de eventos a não deixar perder da memória colectiva, que me parece correm esse risco, avaliando pelo que observei quando agora pretendi pesquisar informações para este post. Em verdade, não encontrei a abundância de informação que esperava acerca desta festa.
Por isso lhe dou hoje destaque, e aproveito para lembrar que se este ano o mês de Maio encerra bem, com o Domingo da Santíssima Trindade, também o Mês do Sagrado Coração de Jesus entra triunfante com a Festa do Corpo de Deus, logo no primeiro domingo, dia 7. Uma boa rampa de lançamento para viver este tempo que nos ajuda a crescer…e a ser mais coerentes com a nossa fé.