Neste blog, vou passar fazer todo aquele trabalho que habitualmente tenho vindo a distribuir por vários blogs. Dar descanso aos velhos....

25
Mar 16

 

IMG_6065.JPG

Começou ontem, quinta-feira, o Tríduo Pascal, com a cerimónia de “lava-pés”, a recordar o exemplo que Jesus deu ao fazê-lo aos seus apóstolos na ultima ceia que teve com eles pela festa da Páscoa.No fim de lavar os pés aos seus discípulos disse lhes: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”. É com este exemplo que Jesus se despende dos discípulos antes de Judas o entregar para, crucificado, morrer por todos nós. 

IMG_6060.JPG

Para tomar parte nestas cerimónias, mais uma vez vim até à capital do barro leiriense, onde sempre que posso gasto os meus tempos de lazer. Este ano sem a presença amiga do Sr. Padre Abel, presidiu à cerimónia Sr. Padre Baptista, administrador paroquial da Santo Aleixo da Bajouca.

IMG_6067.JPG

 É com aquele  exemplo que Jesus se despende dos discípulos antes de Judas o entregar para, crucificado, morrer por todos nós. Hoje, Sexta-feira Santa, a Igreja assiná-la esse doloroso acto, com a aclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 18, 1-19, 42, que narra, entre o mais, que: “naquele tempo Jesus saiu com os discípulos para o outro lado da torrente do Cedron. Havia aí um jardim, onde ele entrou com os discípulos. Também Judas, o traidor, conhecia o lugar, porque Jesus costumava reunir-se aí com os seus discípulos. Judas levou consigo um destacamento de soldados e alguns guardas dos sumos sacerdotes e fariseus, e chegou ali com lanternas, tochas e armas. 

IMG_6068.JPG

Então Jesus, consciente de tudo o que ia acontecer, saiu ao encontro deles e disse: A quem procurais? – A Jesus, o nazareno. – Sou eu. – Já vos disse que sou eu. Se é a mim que procurais, então deixai que estes se retiram”. E a narrativa continua até ao “ Tudo Está consumado “ e o “ inclinar da cabeça e entregar o espírito”. Foi hoje  que com Via Sacra às 19h30  teve inicio a cerimónia da  morte e Paixão de Jesus Cristo, presidida pelo Sr. Padre Melquiades, e na qual toda a comunidade bajouquense fervorosamente participou. Mais uma etapa, a 2ª do Tríduo Pascal.

publicado por aquimetem, Falar disto e daquilo às 23:14

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Março 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10

13
15
16
17
19

20
22

29
30


subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO