As festividades natalicias começam com o inicio do Advento e prolongam-se até à festa do Baptismo do Senhor, que é o domingo a seguir ao Dia de Reis ou da Epifania do Senhor. Neste lapso, além do epicentro das festividades, que é a Noite e o Dia de Natal, 25 de Dezembro, temos a Festa da Familia, no domingo, a seguir ao Natal e logo, no 1º de Janeiro, a Solenidade da Virgem Santa Maria, Mãe de Jesus, e Dia Mundial da Paz. Lapso, recente, que entretanto já passou e nos deixou caminho aberto para continuar a gozar da vida que é um dom de Deus, e dos bons momentos que em familia e em sociedades sabemos viver e partilhar.
Com missa, seguida do “beijar o Menino” junto ao muito divulgado Presépio que o Grupo Alfa com engenho e arte montou, dá gosto ver a comunidade bajouquense tomar parte nestes actos religiosos e culturais que tanto enobressem a capital do barro leiriense. Presidiu à celebração eucaristica o administrador paroquial, sr. padre Baptista, coadjuvado pelo vigario-paroquial, sr. padre Melquiades, e o ex-paroco Sr. Padre Abel, com muito sacrificio.
Na Bajouca (Leiria) é tradição fazer a Festa do Menino Jesus, à volta do “dia de reis”, 06 de Janeiro, que este ano calhou no dia 03. Festa muito simples, mas festejada com muita ternura e fervor cristão.
Com a missa ás 14h00, a seguir foi o “beijar o Menino” junto ao muito divulgado Presépio que o Grupo Alfa com engenho e arte, montou. Dá gosto ver a comunidade bajouquense tomar parte nestes actos religiosos e culturais que tanto enobressem a capital do barro leiriense.
Lindo de ver, tão belo presépio ao vivo e depois no Salão Paroquial, o encerramento da jornada com leilão das ofertas ao Deus Menino e o concerto musical pela Filarmónica de Santo Aleixo sob regencia do dedicado maestro Nelson Arneiro Caetano. Repito, lindo de ver.