Neste blog, vou passar fazer todo aquele trabalho que habitualmente tenho vindo a distribuir por vários blogs. Dar descanso aos velhos....

21
Nov 14

C:\Users\utilizador_2\Pictures\Fotos para divulgar

É o rio mais importante da Palestina a qual corta de Norte a Sul. Nasce no monte Hermão, atravessa a Síria, Jordânia e Israel para ir desaguar no Mar Morto. Faz fronteira natural de Israel com a Jordânia, e nas sua águas foi baptizado Jesus, por João Baptista, é o rio Jordão. No Monte Hermon, onde no sopé ficam as suas nascentes, toda a zona depois da Guerra dos Seis Dias, em 1967, passou do controle sírio para Israel. Alimentado pelo degelo do Hermon (2.700 metros de altitude) e umas raríssimas nascentes ao longo de um percurso de 320 km. até ao Mar Morto; o Jordão é um dos mais conhecidos rios do Mundo.

C:\Users\utilizador_2\Pictures\Fotos para divulgar

Das suas muitas curiosidades vale realçar, entre outras, a de em linha recta deste a nascente à foz, a distância se ficar apenas pelos 104.km. O seu modesto caudal forma o lago Hule, a uns 70 metros acima do nível do mar. Retomando o seu caminho vai formar também o lago de Genesaré ou mar de Tiberíades; com 24 km de cumprimento e 12 km de largura. É um dos principais rios do Oriente Médio e a principal fonte de água de Israel. Partindo daqui sempre a fazer fronteira com a Jordânia (Cisjordânia) parte lento a caminho da foz. Desta parcela do rio nos falam os evangelhos ao falar da pregação de São João Batista e do Baptismo de Jesus. Que São João Batista andou pelas margens deste rio e Baptizou no Jordão não há duvida, se foi mais aqui ou ali, tanto faz. Que em termos de turismo-religioso é uma fonte de receita importantíssima quer para os da margem direita, quer para os da margem esquerda isso é um facto.

 

 

publicado por aquimetem, Falar disto e daquilo às 20:09

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
14

16
18
20
22

25
26
28



subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO