A igreja da Bajouca vista do Casal dos Afonsos
Em terras de Santo Aleixo, este ano só no próprio dia é que São João foi festejado com direito a fogueira, a véspera era dia de trabalho e os bajouquenses não brincam em serviço. Pena tive de não poder assistir e dar também um pulo por cima da labareda como é tradição nesta quadra das festas populares. Aqui o anfitrião mais o mano Silvino agarrado às canadianas.
Por volta das 19h00 a Bajouca Centro encaminhou-se para a rua da Fonte, parou no barracão do ti Bernardino Afonso disposta a festejar o São João. Apostos, os obreiros da festança, com as sardinhas, as febras, pão e vinho e respectivos grelhadores a jeito deram inicio à função.
Muitas bocas e também bom apetite não faltaram ali. É no entanto o prazer de conviver que dá valor e significado a convívios destes, e que na comunidade bajouquense são modelo a seguir.
Ali não há rico nem pobre, há pessoas que se querem e estimam, sabendo cada um ocupar o seu lugar. Sinto-me bem, ligado a esta gente alegre e laboriosa. Fresquinha e boa!
Foi até ao romper do dia 25, que já não era dia de São João, mas outro dia….Para o ano há mais, e se Deus deixar prometo não fazer como este ano. Olha as febras!