Neste blog, vou passar fazer todo aquele trabalho que habitualmente tenho vindo a distribuir por vários blogs. Dar descanso aos velhos....

18
Jan 15

 

img_757x426$2015_01_18_13_32_50_430479.jpg

          Começou hoje, Domingo, dia 18, em todo o mundo cristão a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Prolonga-se até ao próximo  domingo, dia 25, data que recorda a Conversão de São Paulo. O tema da Oração deste ano consiste em “ Unidos nos ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna e nas orações (cf. Actos 2,42) e preparada pelos cristãos de Jerusalém”.

pope@2x.png

          Um tema que recorda e apela ao regresso às origens da primeira Igreja de Jerusalém, ao reencontro com o essencial da fé, e pondo em evidencia o modo como esses  cristãos viviam unidos. É graças a essa unidade e das muitas dificuldades vividas, que hoje o apelo à unidade tenha mais razão de ser,  que não passe de simples palavras, mas orientando-nos para viver em harmonia e no ajudar da construção da Jerusalém celeste. Tem havido muitos progressos por esse mundo fora, e ocorre-me lembrar o acordo que cinco igrejas cristãs assinaram, em Lisboa, de reconhecimento mútuo do Baptismo. Documento que foi rubricado em cerimónia ecuménica nacional, na catedral Lusitana da Igreja Anglicana de São Paulo, no dia em que encerrou a semana de oração pela unidade dos cristãos, em 2013.

20131025_203158_LLS.jpg

          Presente esteve o que em breve  será designado por Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.  e fez notar:Nós somos diferentes denominações, mas no baptismo de Cristo somos a Igreja de Cristo e, por isso, vamos caminhando para uma unidade que só Deus sabe qual é. Com certeza não significará uniformidade, porque entretanto desenvolveram-se nas várias tradições cristãs aspectos interessantes e positivos que importa manter, mas vamos-nos unindo naquilo que é comum e, começando pelo baptismo, começamos pelo início”.

São Josemaria.jpg

          Sobre a oração à volta da unidade dos cristãos no ponto 632, da Forja, São Josemaria Escrivá, recomenda: “Pede a Deus que na Santa Igreja, nossa Mãe, os corações de todos, como na primitiva cristandade, sejam um só coração, para que até ao fim dos séculos se cumpram de verdade as palavras da Escritura: "multitudinis autem credentium erat cor unum et anima una", a multidão dos fiéis tinha um só coração e uma só alma.- Falo-te muito seriamente: que por tua causa não se lese esta unidade santa. Leva isto à tua oração!” Em todas as dioceses do Mundo, os cristãos são convidados para uma oração mais intensa na semana de 18 a 25 de Janeiro, festa de São Paulo.


 

 

 

 

 

 

publicado por aquimetem, Falar disto e daquilo às 18:07

Janeiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

13
15
17

19
21

27


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO