Neste blog, vou passar fazer todo aquele trabalho que habitualmente tenho vindo a distribuir por vários blogs. Dar descanso aos velhos....

29
Jul 18

mw-860[1].jpg

Conheci-o nos tempos em que se tornou famoso pelas verdades que sempre propagou e defendeu. O que lhe valeu, por isso, não merecer  a simpatia de certa “elite” politiqueira da nossa praça publica. Mas nem por isso se intimidou e levou a pousar a arma com que sempre lutou em defesa dos valores cristãos e daqueles que se dizem sê-lo e na prática são como os outros…Morreu ao 92 anos este que foi bispo da diocese de Bragança-Miranda.

Natural de Paradinha (Moimenta da Beira) e diocese de Lamego, D. António José Rafael, nasceu a 11/11/1925 e faleceu em Bragança, a 29 de Julho de 2018.  Foi ordenado sacerdote a 22/8/48 e elevado ao episcopado a 13/2/1977, na Sé de Lamego, e a 1/3/79 foi nomeado bispo de Bragança-Miranda, da qual tomou posse a 24/3/79. Resignou a 13/6/2001.

image[1].jpg

Foi na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa que com ele privei em festa organizada por essa prestigiada associação regional que teve o seu epicentro no recinto da ex - “feira popular”, em Entrecampos. Ali vi um bispo sem perder a sua condição de pastor, a conviver com todos que no recinto se aproximavam dele, eram às centenas. Foi dos que previu a banca rota do país, ainda com Soares no governo. E com razão avisou os emigrantes: “A sua discordância com a governação de Mário Soares, enquanto primeiro-ministro, foi ao ponto de apelar aos emigrantes portugueses para não enviarem as suas poupanças para Portugal, porque o dinheiro cairia “num saco roto”. Quem não acreditou lixou-se. Também discordou da atribuição do prémio Nobel da Literatura a José Saramago, mas não foi só ele, muitos mais portugueses, até porque havia quem muito mais importante nas letras lusas merecesse ser proposto e não foi.

safe_image[2].jpg

Porque um dia expulsou os jornalistas que discordavam da sua doutrina de verdade pura e crua, ganhou o cognome de “bispo polémico” e de estar a ir “muito além do que à Igreja diz respeito”. Estes, os mesmos que dantes diziam que o Cardeal Cerejeira, porque não falava, estava com Salazar. Ricos jornalistas, ou jornaleiros, estes. Mas pronto, D. António Rafael já deixou de falar,  e amanhã após a Missa Exequial que terá lugar às 16h00 será sepultado no átrio dos Bispos na Catedral de Bragança.

publicado por aquimetem, Falar disto e daquilo às 16:19

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Julho 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13

16
17
18
20

23
25

31


subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO