Neste blog, vou passar fazer todo aquele trabalho que habitualmente tenho vindo a distribuir por vários blogs. Dar descanso aos velhos....

25
Mai 19


Na sexta-feira, dia 17, fui a Matozinhos, ou melhor dito: a Leça da Palmeira. Fui fazer companhia à minha filha que ali foi em trabalho profissional. É sempre com muito prazer que visito o Norte de Portugal, pois me faz recordar os meus verdes anos de juventude, que melhor ou pior, por essas terras gastei. 
Famalicão, Nine, São Mamede do Coronado foram terras aqui vizinhas que muito bem conheci e delas ainda guardo saudades. Enquanto a minha filha foi trabalhar fiquei eu no carro a ler e a relembrar episódios que muito vivos mantenho em mente. 
Ao ver os muitos aviões que passavam com destino a Pedras Rubras, recordei a visita da Rainha Isabel II e do marido, Príncipe Filipe, a Portugal e que eu fui ver montado numa bicicleta a pedal desde São Mamede até Pedras Rubras. Hoje tenho saudades dessas aventuras, onde as pernas já não ajudam a pedalar.

A minha admiração foi quando cheguei a São Mamede ter ouvido dizer que já os ilustres visitantes tinham chegado a Londres. Umas duas horas e meia depois. Ao mesmo tempo que eu, regressava, com mais uns 20 km percorridos.
Memória conservo ainda do ti Emídio Sousa, um conceituado lavrador endinheirado, que nunca visitou Pedras Rubras, nem viu de perto um avião. Lidei com ele de perto, e prometi um dia leva-lo lá, mas entretanto a morte veio busca-lo, e ficou a promessa por cumprir.
Lembrei-me da Campa do Preto, que fica no lugar da Bajouca, aquela Bajouca que mais tarde fui encontrar outra no conselho de Leiria, e que é a única freguesia desse nome. E das Guardeiras, onde muitas vezes fui ver os ciclistas da Volta a Portugal, no tempo do Alves Barbosa e do Ribeiro da Silva. Também agora com esta foto quero recordar o incendio que destruiu o Pinhal de Leiria e que na foto acima ainda se veem as marcas bem visíveis de quem passa na A17 e direção a Aveiro ou vice-versa.
Tudo isto desfilou na minha mente, e não só, porque por perto tinha a igreja de Leça da Palmeira

publicado por aquimetem, Falar disto e daquilo às 15:10

2 comentários:
Parabéns pelo tema e conteúdo do artigo.
Uma vez que falou em Leça da Palmeira (dizem, a "Terra mais bonita de Portugal") permita-me deixar um pequeno contributo para quem quiser conhecer um pouco melhor:
Joao Paulo a 27 de Maio de 2019 às 10:51

Parabéns pelo tema e conteúdo do artigo.
Uma vez que falou em Leça da Palmeira (dizem, a "Terra mais bonita de Portugal") permita-me deixar um pequeno contributo para quem quiser conhecer um pouco melhor:
https://www.leca-palmeira.com/leca-palmeira-leca-da-palmeira-freguesia/
Joao Paulo a 27 de Maio de 2019 às 10:53

Maio 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24

26
27
28
29
30
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO