Neste blog, vou passar fazer todo aquele trabalho que habitualmente tenho vindo a distribuir por vários blogs. Dar descanso aos velhos....

17
Mar 18

P_3_Sao_Jose[1].jpg

O trabalho que tive para encontrar uma imagem alusiva ao Dia do Pai onde aparecesse São José como patrono que é da família “josesiana”. Só consegui depois de pesquisar pelo nome de São José e então obter esta informação:  “O Dia do Pai em Portugal é comemorado no dia 19 de Março. Celebra-se no dia de São José, santo popular da igreja católica, marido de Santa Maria e pai terreno de Jesus Cristo”. – Valhamos isso, para assim poder falar de São José do Fojo, que na freguesia de Vilar de Ferreiros, paredes meias com as famosas Fisgas de Ermelo é tradição festejar-se todos os anos nesse dia. 

15819919_7IUWP.jpg

Não sei se este ano o dia do Pai vai ser celebrado em São José do Fojo, mas todo me leva a pensar que sim, pois não me parece que o pároco de São Pedro de Vilar de Ferreiros, Sr. João Paulo, mesmo que sobrecarregado com tanto trabalho pastoral e distribuído por quatro paróquias (Bilhó, Ermelo, Pardelhas e Vilar de Ferreiros) deixa cair a tradição que costuma levar ali muita da “família josesiana” espalhada por toda a região de Basto e arredores.

5758167_9lPFV[1].jpg

É minha opinião que sim, e alheio ao que por lá se passa ou vai passar deixo memória do que com o titulo “ meus homónimos” publiquei no meu blog Vilar de Ferreiros, em 15/03/09, acerca do tema em questão: “Como já vem sendo tradição, para festejar o "DIA do PAI ", os "Josés" de Vilar de Ferreiros e demais freguesias vizinhas reúnem-se anualmente no dia 19 de Março à volta de uma celebração Eucarística que tem lugar na capela do Fojo e cujo patrono é São José. Como a seu tempo foi divulgado ainda não há muito este templo foi profanado por ladrões sem qualquer tipo de escrúpulos que entre outros danos roubaram a imagem do Santo Patriarca a quem Deus confiou a protecção de seu Filho Unigénito.

Dado que até ao momento ainda não foram encontrados nem os larápios, nem o produto roubado, o remédio foi mandar fazer uma réplica da imagem que por volta das 14h00 do dia 19, 5ª-feira, em cortejo automóvel sairá de Vilar, por Vilarinho e Bilhó até ao Fojo, onde às 15h00, o Sr. Padre Correia Guedes  celebrará a santa Missa. Parabéns a todos os Josés, meus homónimos”. – Depois disto…, também o sino já voou, e como a imagem, ainda ninguém descobriu o paradeiro. Nesta foto ainda não tinha voado... País cristão e sempre disponível para perdoar aos carecidos dum bom par de pontapés no traseiro, e de porem o que roubaram no devido lugar é um mau exemplo para terras de Basto.  É nisto que a justiça em Mondim deixa, sempre deixou, muito a desejar.

publicado por aquimetem, Falar disto e daquilo às 21:35

Março 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
15

19
21
23
24

26
27
29
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO