Carnide velho é espaço protegido e mantém por isso a sua antiga fisionomia urbanística em grande parte conservada. A Rua da Fonte, o Largo da Praça, Rua do Norte, Rua Neves Costa, parte do Largo do Malvar e o Largo do Jogo da Bola, estão abrangidos por esse estatuto protector.
Até quando, depende da oferta e do grau cultural de quem tiver a faca e o queijo para decidir. Desde o após 25 de Abril sob gerência autárquica do PCP, não tem perdido nada em termos de reivindicações sociais e apoio a todas as instituições cívicas da freguesia e paróquia de São Lourenço de Carnide.
Pese algum esbanjamento de recursos em adornos populistas e de ocasião, que utilizados de forma mais objectiva serviam melhor a comunidade. Recordo o arranjo do Largo do Jogo da Bola, ladeado pelo palácio dos Condes de Carnide, Rua do Machado, Largo do Malvar e Rua Maria Brown.
A culpa não será toda da Junta de Freguesia, mas tem parte na falta de visão do arquitecto paisagista responsável pelo arranjo do espaço de lazer que nunca foi utilizado a 100%. Pois uma obra ferida desde inicio com a falta de um bar, de wc e com a concorrência do vizinho Largo do Coreto e do Largo da Praça nunca podia cativar os moradores da área e muito menos os condes de Carnide que tem espaço no interior da Quinta. As imagens mostram pelo aspecto das caixas do jardim a classe do responsável pela conservação e zelo dos espaços de lazer na zona protegida de Carnide.