Neste blog, vou passar fazer todo aquele trabalho que habitualmente tenho vindo a distribuir por vários blogs. Dar descanso aos velhos....

06
Dez 16

DSCN0577.JPG

O Dia de Portugal, da Raça ou do que entenderem, até aqui não se tem celebrado no dia corresponde à sua data histórica. Facto que só se justifica por ignorância ou falta de coragem para corrigir um erro que ainda ninguém quis emendar, como muito bem tem recordado o Dr. Barroso da Fonte. Foi em 24 de Junho de 1128 que na batalha de São Mamede (Guimarães) os barões portucalenses ao vencer o conde Fernão Peres de Trava obrigaram-no a ceder o Condado Portucalense ao príncipe herdeiro: D. Afonso Henriques. E nessa data, 24 de Junho, nasceu Portugal !!!! A França que por muitas razões se tem falado nela e que agora por motivos muitos actuais com mais frequência, trouxe-me à memória o que da história aprendi e conservo acerca de São Bernardo de Claraval e da sua relação com Portugal. 

S. Bernardo.png

Deste santo li que estudos recentes parecem confirmam que São Bernardo esteve associado à fundação do Reino de Portugal, pela sua mediação o Papa enviou um legado à Península Ibérica, que senão reconheceu a independência nacional, pelo menos o título de dux a Afonso Henriques e submissão do novo país à Santa Sé. Natural de Dijon, onde também nasceu seu primo, o Conde D. Henrique, pai do Fundador, São Bernardo morreu em Claraval a 20 de Agosto de 1153, com 63 anos.

as%20cinco%20chagas%20de%20cristo.jpg

Na batalha de São Mamede está a força, a coragem e o espírito anímico donde irradiou a Portugalidade que deu novos mundos ao mundo e que só um 5 de Outubro de 1910, e um 25 de Abril de 1974, pelos modos como se processaram, ensombrou. Os grandes e nobres feitos da nossa história, que desde a ampliação do território continental até às conquistas ultramarinas se fizeram realçar, são o produto dessa chama ardente que fez vibrar e inflamar a alma dos Conjurados naquele dia 1º de Dezembro de 1640. Um dia histórico a celebrar e honrar, mas a Fundação a 24 de Junho suplantas todas as nossas datas históricas. Talvez daí a razão porque os medíocres a ignoram.

publicado por aquimetem, Falar disto e daquilo às 16:49

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Dezembro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
15
16

18
19
20
21
23
24

26
27
29
30
31


subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO