Neste blog, vou passar fazer todo aquele trabalho que habitualmente tenho vindo a distribuir por vários blogs. Dar descanso aos velhos....

14
Abr 15

DSC05484.JPG

          “Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso”, diz com muita sabedoria a nossa gente. Ao passar hoje o olhar pela página NetBila deparei com um artigo do meu ilustre co-provinciano, o poeta e prosador João de Deus Rodrigues que muito apreciei por me fazer recordar as antigas tradições do meu torrão natal, mas sobretudo por ver enriquecido o meu vocabulário com mais um termo para designar o Compasso ou Visita Pascal que pelos vistos, em Morais (Macedo de Cavaleiros), é conhecido por “ O Dia de tirar o folar”. É bem certo : “Aprender até morrer”. E aos anos que não tinha noticia de sermão de pregador feito do púlpito!

DSC05453.JPG

          Mas outro motivo forte me fez apontar para o tema deste post, é que deste amigo e confrade muito estimado recebi recentemente esta simpática mensagem que transcrevo: “Viva, caro amigo Costa Pereira. Espero que esteja bem e que a Páscoa tinha sido bem passada em família. Eu passei a minha na terra da minha esposa, Pedrógão Grande, que o meu amigo também conhece. Lá, a Semana Santa é viva com muita fé, pela população, e muito bonita. Porque já vi que gosta destas coisas da Igreja, envio-lhe, com amizade e um abraço, estas fotos que tirei lá. Cumprimentos, João de Deus”.

DSC05476.JPG 

          Claro que gosto e por isso aqui estou eu arranjando pé para falar duma região que de facto conheço e dela faço divulgação no livro Nossa Senhora da Graça-Na Fé dos Mareantes. Pena não arranjar tempo para nos encontramos lá, até porque também eu vim conquistar a minha cara-metade no concelho de Leiria, capital do Distrito a que pertence Pedrógão Grande.

DSC05457.JPG 

          São terras de gente boa e por isso de muita fé, que não deixam ficar mal os nascidos no “paraíso terreal” que é Trás-os-Montes. Por isso cá viemos deixar amizade e descendência.

 

publicado por aquimetem, Falar disto e daquilo às 12:07

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Abril 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

16
18

19
21
22

29


subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO