Neste blog, vou passar fazer todo aquele trabalho que habitualmente tenho vindo a distribuir por vários blogs. Dar descanso aos velhos....

08
Fev 15

FOTOS FERIAS AGOSTO 2009  3.JPG

           O facto de se poder exibir o titulo de Património Mundial da UNESCO não basta para garantir a importância e valor dessa distinção se entretanto os seus zeladores não sabem ou não querem acarinhar o honroso merecimento. Estou a lembrar-me do Douro, onde sem terem em atenção a beleza das margens e arribas deixam que o leito do seu rio seja danificado com banheiras que travam a liberdade às águas e roubam encanto à paisagem natural. Ou como vi na Ilha de Moçambique que sendo zona classificada o seu aspecto era duma cidade paupérrima e desprezada. O ver agora viva a intenção de propor as Fisgas de Ermelo a essa dignidade fez-me recordar o que há recuados anos me debati pela defesa desse sedutor e dantesco aspecto paisagístico que de forma admirável Mons. Ângelo Minhava enalteceu em “ A Cabrilada” e que do Marão é a pérola mais valiosa e da Península Ibérica a catarata ou fisga maior.

001.jpg

          Solar que foi da águia real do Marão para defesa da sua permanência ali cheguei a pedir pessoalmente a intervenção do Eng. Pinto e Cruz, então presidente da Câmara e responsável do Perímetro Florestal do concelho, que procurou fazer por isso, mas já não era possível. As Fisgas estavam profanadas e as águias deixaram os ninhos vazios nas inacessíveis escarpas rochosas para nunca mais visitar. Dizem que vieram os falcões ocupar o seu lugar, nunca lá vi nenhum. Quem mo garantiu foi um médico de Fafe, que esteve ligado à criação do Parque. Que esta pérola do Marão, orgulho do meu concelho, Mondim de Basto, seja considerada como tal, e a iniciativa do Eng. Humberto Cerqueira seja correspondida em beneficio de toda a região de Basto e em particular dos habitantes desta transmontana serrania, por onde corre o Olo que molda, alimenta, atrai e seduz quem ali vive ou por ali passa. Mas não esquecer que o belo-horrível faz parte do cenário…

 

 

 

 

 

 

publicado por aquimetem, Falar disto e daquilo às 22:30

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Fevereiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13

15
18

22
24
26
27


subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO