Neste blog, vou passar fazer todo aquele trabalho que habitualmente tenho vindo a distribuir por vários blogs. Dar descanso aos velhos....

13
Nov 15

 

12235025_1673775436242596_8806645824156943559_n.jp

 Era há muito aguardado que no cimo do Monte Farinha, a sua coroa de gloria e morada da sua padroeira, Nossa Senhora da Graça, também durante a noite se deixasse identificar por quem de perto ou longe deite o olhar na direcção daquela gigantesca pirâmide granítica. Demorou, mas hoje além do mais também os vândalos vão passar a ter aqui a sua acção mais dificultada; e assim, como também esta montanha sagrada passou a ficar mais dignificada; diríamos, que à medida do ponto de referência que é de toda a região de Basto, mormente do transmontano concelho de Mondim. Mais um salto qualificativo da administração do Santuário sob orientação da paróquia de Vilar de Ferreiros e do apoio das diversa entidades intervenientes, com destaque para a Vereação e Câmara Municipal a que preside o Prof. Humberto Cerqueira, pois que de maneira particular se têm empenhado na solução desta lacuna.

fotografia0195_001.jpg

Com o leito do Rio Tâmega, as Fisgas de Ermelo e o Monte Farinha, Mondim de Basto tem nestes três pilares o apoio bastante para dinamizar o turismo rural, e outro, criando assim, riqueza sem precisar de sacrificar a paisagem natural com que foi privilegiado pelo Criador. Já basta a desfiguração da paisagem, e o empobrecimento do solo, retirando-lhe o granito e por certo apagando muito da história remota que povos diversos deixam assinalada em castros e gravuras rupestres, como por exemplo no Meão Grande (Alto dos Palhaços), no Crastrueiro e nas Richeiras. Durante anos sem conta, entregue ao Deus dará, o património histórico-cultural desta região deixou-se atrofiar e até desbaratar, servindo, em muitos casos, os restos arqueológicos que a esmo existiam por todo o Monte Farinha, para fazer paredes e adornar quintais. Duma forma ou outra, assim era dantes e assim continua a ser.

                                                                                                               

 

publicado por aquimetem, Falar disto e daquilo às 17:37

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Novembro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
14

15
16
19
21

23
24
25
26

29


subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO